Felicidade: O que posso fazer pra me sentir bem assim?

Os biólogos afirmam que fellicidade é um estado hormonal, onde mecanismos químicos desencadeiam essa sensação agradável.
Então, quem são esses neurotransmissores (substâncias químicas presente no nosso organismo) que nos faz se sentir bem e como posso fazer para liberá-las?

1- Endorfina: Essa belezinha é responsável pela analgesia da dor e relaxa a musculatura . É liberada pela atividade física, alimentos picantes, assistir filmes tristes (segundo uma pesquisa de Oxford) essa parte eu pulo, dançar, cantar e trabalhar.

2- Ocitocina: é aquele que constrói laços sociais. Ela também é conhecida como hormônio do amor, devido ao seu papel para a melhora do humor, da interação social, diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre parceiros. No homem, este hormônio é capaz de diminuir a agressividade, deixando-o mais mais amável, generoso e social. Um abraço de 10 segundos, carinho, massagem, fazer caridade e a amamentação ( essa parte eu também pulo) rs.

3- Serotonina: esse aí, dá a certeza que você é importante para os outros. Tomar sol ativa a vitamina que libera-o; fazer exercícios aeróbios ( 20 a 40 minutos), olhar fotos antigas (ops, mais uma parte que eu pulo) e conversar com um amigo.

4- Dopamina: Esse neurotransmissor em alta, ah… nos abre possibilidades para viver o prazer, sentir o amor e a luxúria. Baixos níveis de dopamina estaremos menos propensos a trabalhar por um propósito. Para aumentá-la dê o 1º passo para um objetivo traçado, e se permita pequenos prêmios (algo que me faz feliz é uma netflix e sofá)
Se são esses bonitinhos que nos ajudam a estar em bem-estar, vamos nos comprometer a fazer essas pequenas ações, e fique feliz.

0 Comments

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.